Setores

Página inicial

Programas de fundações

Grupo de discussões

Links

Sobre o site

Elétrica

Alvenaria

Hidráulica

Estrut. metálicas

Fundações

Gabiões

Construção civil

Tabelas

Materiais

Planejamento

Poluição

Arquitetura

Eng civil

Projeto

Escolha do material
Definição dos circuitos
Circuitos
Dúvidas
Elétrica - Definição dos circuitos

Neste momento, você já listou eletrodomésticos e pontos de luz com as devidas potências. Contas feitas, definem-se os circuitos (as linhas de transmissão de energia interna, que saem da caixa de distribuição e levam a eletricidade até os aparelhos). Para cada um, instala-se um disjuntor. A questão é: quantos?

Fixar essa quantidade é relativamente simples: ramais que alimentam aparelhos de grande potência (a partir de 1 200 W), como chuveiros, fornos de microondas, máquinas de lavar roupa e secadoras, por exemplo, pedem circuitos exclusivos.

A mesma indicação serve para os aparelhos eletrônicos, como os computadores, mesmo que não tenham potências tão elevadas. Além disso, tomadas e pontos de luz não devem ser abastecidos por um mesmo circuito.

Estabelecendo limites

Como determinar o limite de cada circuito? E quantas tomadas podem ser ligadas a cada um sem que haja o risco de sobrecarga? Os projetistas recomendam tomadas comuns, de 100 watts de potência, em média, para ambientes de estar, como salas e quartos. Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança. Se a tensão for de 220 V, a potência do circuito aumenta para algo em torno de 2 200 watts.
Ao estabelecer o número de circuitos e a potência de cada um, lembre-se de que não se deve exceder o limite de cada ramal, sob pena de superaquecimento dos cabos, variações
na tensão e desarme constante dos disjuntores.

Fonte: Arquitetura & Construção

 

 

 

Site Engenharia.com.br - 2004

Copyrigkt © 2004. Site Engenharia. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo contido.