01-

Cálculo de tubulão

02-

Cálculo tubulão falsa elipse

03-

Cálculo sapata armada

04-

Cálculo bloco p/ estacas

05-

Carga admissível por SPT

06-

Carga admissível por Nega e Repique

07-

Capacidade de carga - Terzaghi

08-

Capacidade de carga - Hansen

09-

Recalque admissível - Schmertmann

10-

Dimensionamento de estacas

11-

Cálculo do atrito negativo

12-

Carga adm perfis metálicos

13-

Carga adm tubos metálicos

14-

Carga adm trilhos metálicos

15-

Recalque estacas - Método Aoki

16-

Método Decourt-Quaresma

17-

Hélice Contínua - Antunes&Cabral

18-

Relatório de Sondagem por CPT

19-

Relatório de sondagem por SPT

 

 

Valores e Como adquirir

     


_História das fundações

"A questão solo-estrutura está intimamente relacionada com a utilização da computação eletrônica na Engenharia de Fundações."

 

VARGAS, M. 1998

 

 

 

 

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16- Método Décourt-Quaresma para cálculo da capacidade de carga  de estacas por SPT (metro a metro)

 

 

 

 

 

Software, programa em Excel que determina, para projetos, a capacidade de carga de estacas, metro a metro, pelo método Décourt-Quaresma (1978) utilizando SPT. Após inserido os dados da sondagem, o programa retorna com os valores da capacidade de carga lateral, de ponta, total e admissível em forma de gráficos. A cada metro da sondagem de SPT, o programa retorna com os valores da capacidade de carga separadas por total e admissível.

O programa foi desenvolvido para demonstrar metro a metro a capacidade de carga lateral, de ponta, total... e seus respectivos valores admissíveis com ilustrações que demonstram o comportamento do solo para uma determinada sondagem.

 

O programa desenvolve cálculos para estacas pré-moldadas de concreto e aço, estacas raiz, escavadas sem revestimento, escavadas com revestimento ou com uso de lama, Franki e Hélice Contínua.

Ao lado foi inserido uma ilustração com um exemplo para entendermos o programa passo a passo. Acompanhe a explicação do programa.

 

 

 

   

Entendendo passo a passo:

 

A figura inserida ao lado é uma ilustração de um exemplo de cálculo do programa. O programa é de fácil manuseio e  entendimento.

 

No exemplo foi inserido uma sondagem de SPT até a profundidade de 33 metros. Os gráficos mostrados ao lado ilustram a capacidade de carga separadas uma a uma, metro a metro. A primeira coluna ou primeiro gráfico, são apresentados os resultados da capacidade de carga lateral e capacidade de carga admissível lateral. O segundo gráfico, da esquerda para a direita, representa os resultados da capacidade de carga de ponta e a capacidade de carga admissível de ponta. No gráfico de cor verde são representados os resultados da capacidade de carga total e a carga admissível metro a metro. No último gráfico são mostrados todos os resultados juntos para que se possam realizar comparações diretas entre as capacidades de cargas calculadas. Os dados a serem inseridos são os dados de sondagem, índices de SPT e tipos de solos por camadas. O diâmetro da estaca será necessário para que o programa possa, através do perímetro da peça e o diâmetro, calcular a capacidade de carga.

 

 

 

 

   

 

 

 

Ao lado (lado esquerdo) foi inserido uma figura demonstrando os valores dos gráficos metro a metro com seus respectivos valores. Na parte superior da figura existem dois gráficos que representam os valores de α e β, conforme dados do método de Décourt-Quaresma.

 

 

Na figura do lado direito podemos ver os resultados para a capacidade de carga total e a capacidade de carga admissível ou carga admissível. Acima do gráfico foi inserido outro que retorna com os valores de K, conforme o método de Décourt-Quaresma.

 

O último gráfico retorna com todos os resultados ao mesmo tempo e são eles: Capacidade de carga lateral e admissível, capacidade de carga de ponta e admissível e capacidade de carga total e admissível. Neste gráfico é possível verificarmos a linha da carga admissível em relação às demais. Desta forma podemos traçar profundidades da fundações com previsões acima e abaixo da cota de apoio.

 

 

 

 

 

 

 

 

A memória de cálculo está localizada na segunda planilha deste mesmo programa. Nesta parte, o programa retorna com todos os resultados de cálculo citados e mostrados nos gráficos. Além disto, o programa retorna com os valores de α e β utilizados a cada metro, os valores de K, metro a metro e os índices de SPT. Essa parte é importante para ser anexado ao projeto de fundações. A memória de cálculo demonstra como foi realizado o cálculo e como foi expressado em cada metro calculado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como faço para adiantar o meu pedido?

 


 

Quais os valores e promoções?

 


 

Quais as contas bancárias disponíveis para depósito?

 


Realizei o depósito e agora?